Localizada à beira do Guaíba, a Usina do Gasômetro é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul. São 18000 metros quadrados de área, com três auditórios, cinco salas de uso múltiplo, anfiteatros para vídeo e atividades diversas.
Dispõe de três espaços abertos para exposições, sala de cinema e Teatro. Compreende ainda a Usina de Multimídia composta pelo laboratório fotográfico, estúdio de gravação e videoteca. Oferece também uma praça de variedades com dois cafés, choperia, setor de informações turíticas, centro de documentação com biblioteca e acesso gratuito à internet.
O prédio da usina termelétrica do Gasômetro foi inaugurada em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica que foi responsável pela eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954. O projeto veio da Inglaterra, assim como todas as máquinas e materiais. Foi uma das primeiras edificações em concreto armado do Estado. Sua chaminé de 117 metros é referência geográfica e arquitetônica. O prédio é tombado pelo IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e pala SMC - Secretaria Municipal da Cultura.
O Local também é ponto de partida de passeios fluviais para contemplação dos arquipélagos do Lago Guaíba e um dos pontos tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol porto alegrense.
“ - A Usina é um dos mais lindos pontos turísticos de Porto Alegre, situado na região central da cidade, é um grande centro cultural com amostras de arte, cinema e teatro. A cena local é forte e expressiva neste lugar cheio de história, romantismo e charme.” Comenta: Diego Oliveira Pontes.
fontes: www.hagah.com.br e http://pt.wikipedia.org
domingo, 28 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário