Em Brasília, DF a Ponte JK liga à parte central do Plano Piloto ao Lago Sul. Fica em um ponto privilegiado do Lago Paranoá, vizinha ao Clube de Golfe, dentro do Setor de Clubes Sul e próxima ao Palácio da Alvorada.
Foi Inaugurada em 15 de dezembro de 2002. Sua estrutura tem um comprimento de travessia de 1200 metros, largura de 24 metros e cobre os 720 metros de vão do lago. Possui duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento e duas passarelas nas laterais para uso de pedestres e ciclistas.
A JK é mais que uma ponte, é um monumento que reforça Brasília como ícone mundial da arquitetura moderna. Seus três arcos são inspirados no movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água. A obra foi idealizada pelo arquiteto Alexandre Chan e ganhou em 2003 a Medalha Gustave Lindenthal, da Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, EUA, pelas suas qualidades estéticas e a harmonia ambiental e o Prêmio Abcem 2003 de Melhor Obra com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, da Associação Brasileira da Construção Metálica.
Mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Juscelino_Kubitschek
terça-feira, 21 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário