terça-feira, 14 de julho de 2009

pão, circo & sabão

Dona Celina, uma mulher marcada pelos seus quase noventa anos. Encantada e sonhadora. Fugiu ainda adolescente no circo que se apresentou em sua terra natal.

Nunca aprendeu a ler e escrever. Teve uma vida cigana. Tornou-se artista, lavadeira, benzedeira e um ser humano muito especial.

No Documentário Pão, Circo e Sabão Dona Celina lava e passa a limpo sonhos e pesadelos vividos embaixo da lona e longe do picadeiro.

Vídeo produzido colaborativamente pelo Coletivo Fora da Lei para o projeto Ponto Brasil da TV Brasil.

Documentário, 5 min, Cor, 2009, Goiânia, GO
Direção e roteiro: Simone Caetano
Direção de Fotografia: Sérgio Valério
Assistente de Câmera: Denir Calassara
Direção de Arte: Ana Lídia Oliveira
Direção de Produção: Tadeu Ribeiro
Edição: Andréia Miklos
Câmeras: Sérgio Valério e Marcelo Coutinho
Iluminação: Marcelo Coutinho
Áudio: Sérgio Valério e Ben Charles
Trilha Sonora: Cristiane Perné, Sérgio Pato e Nonato Mendes
Foto Still: Paulo Tavares e Marcelo Coutinho
Oficina de Conteúdo: Anna Flávia Dias
Oficina de Produção: Paulo Tavares

3 comentários:

  1. Paulo, quero agradecer a oportunidade e dizer que foi muito legal trabalhar com vocês! Adorei as fotos postadas e quero lembrar que as mesmas foram registradas por você que foi o nosso superSTILL. Então peço que, por favor, coloque isso nos créditos do filme. Agradeço a toda equipe que trabalhou bem e com alegria para realizar o PÃO, CIRCO E SABÃO, além do exemplo da D. Celina que passou o dia inteiro com a gente, no mesmo pique, apesar dos seus 89 anos. Beijo no coração!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinho,
    Quero dizer que dona Celina, é uma verdadeira hisória ambulante,hein?
    Quanta sabedoria!!!
    É por isso que ela continua firme e forte nos seus longos 92 anos de idade...e que tenha muuuitos anos em vida para continuar contando suas belas histórias de vida e incentivando os jovens a terem um ideal de vida.
    Vem na minha memória de infância, outras histórias de adolescentes que fugiam )de nossa cidadezinha às margens do Rio Solimões),acompanhando o circo que alí tinha nos encantado a tod@s com suas alegrias e estrepoliassss...nossa, quanta emoção!
    Seria muuuito bom, se em cada beira de rio, por este País à fora, fosse criado um Ponto de Cultura, para enriquecer de arte nossas populações riberinhas.
    Mas quem sabe logo, logo, teremos esta felicidade.
    Mais uma vez parabéns a toda equipe pelo trabalho maravilhoso...eu queria ter um trabalho assim também...viajar, viajar e fazer estas belas descobertas...nossa, quanto espírito de cigana eu tenho,hein?..risososososo

    ResponderExcluir
  3. Belíssimas imagens, belíssima história! Quero assistir!!!

    ResponderExcluir