
Essa atividade faz parte do Projeto Olhares da Comunidade, promovida pela TV OVO, associação de oficinas de vídeo que há 15 anos atua em Santa Maria. Até o final do ano, além da Castro Alves, haverá oficinas audiovisuais em mais duas escolas municipais: Hylda Vasconcellos, no bairro Menino Deus, e Júlio Canto, em Camobi. Em cada instituição, haverá 24 encontros com os estudantes. O resultado serão três documentários em cada escola, com roteiro, produção e gravação dos próprios alunos participantes do projeto. A TV OVO trabalha com a formação de jovens e realiza atividades com caráter comunitário.

Primeiro contato – Há 15 anos, com uma câmera na mão e muitas ideias na cabeça, o bancário Paulo Tavares iniciou uma oficina de vídeo, junto da Associação Comunitária da Vila Caramelo. Pela primeira, alguns jovens entravam em contato com a produção de vídeo ao retratar o cotidiano do bairro. Sem interromper as atividades de oficinas audiovisuais em comunidades, a TV OVO é mantida por aqueles primeiros aprendizes da Vila Caramelo, que seguem com o mesmo desejo de multiplicar o conhecimento.

– Quero fazer Jornalismo. Gosto de vídeo, gosto de filmar rodeios que participo, festas de família e até vídeos meus com coisas engraçadas que me acontecem. Com essa oficina, a gente tem a possibilidade de mostrar para as pessoas como a Vila Oliveira é um lugar bom de morar – comenta Bruna, aluna do 8º ano e fã de animações.
A curiosidade pelo audiovisual foi o que levou a aluna do 9º ano Taciane Cezar Ferreira, 13 anos, a participar:
– No começo, é meio difícil, mas eles explicam bem direitinho. Eles apresentaram alguns documentários, e fiquei curiosa para aprender a mexer com câmera e fazer vídeos. Eu gosto de filmes de terror, então é a primeira vez que vejo e trabalho com documentários. Acho importante para a conscientização com o nosso patrimônio.
nicholas.fonseca@diariosm.com.br
Fotos: Ronald Mendes
Diário de Santa Maria, 06/06/2011, N° 2837
Nenhum comentário:
Postar um comentário