terça-feira, 27 de outubro de 2009

há vida na esplanada dos ministérios?

Localizada em Brasília, DF, a Esplanada dos Ministérios é um vasto gramado no qual se encontram 17 prédios de construção uniforme, abrigando os diversos Ministérios do Poder Executivo.

Mas deixando de lado os prédios e seus gabinetes frios...



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ponto de encontro com a cultura gaúcha


Inauguração da sede do Ponto de Cultura "Ponto de Encontro com a Cultura Gaúcha" do CTG Clareira da Mata, na cidade de Caçapava do Sul, RS.
O vídeo é uma produção do Ponto de Cultura Espelho da Comunidade - TV OVO, Santa Maria, RS.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

bolsa agente cultura viva 2009

Oficina de Vídeo – TV OVO
Ponto de Cultura Espelho da Comunidade

Edital de Divulgação N° 1, de 16 de outubro de 2009
Bolsa Agente Cultura Viva 2009


O Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, mantido pela Oficina de Vídeo – TV OVO, torna público a inscrição de jovens interessados na Bolsa Agente Cultura Viva 2009, conforme EDITAL DE DIVULGAÇÃO N° 8, de 15 de setembro de 2009 do Ministério da Cultura, Secretaria de Cidadania Cultural.

1. Critérios de Seleção:
a) Estar na faixa etária de 15 a 29 anos;
b) Ter disponibilidade de atuação no município de Santa Maria;
c) Ter experiência e/ou atuação como agente multiplicador de ações promovidas por Pontos de Cultura;
d) Ter participado ou envolvimento em uma das ações do Programa Cultura Viva (Escola Viva, Griô, Cultura Digital, Cultura e Saúde e Ludicidade), e/ou em um dos eixos temáticos: Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística dos Pontos de Cultura e Cultura e Cidadania;
e) Ter participado das ações de formação promovidas pela Oficina de Vídeo – TV OVO e/ou da Rede dos Pontos de Cultura e seus parceiros;
f) Ter experiência em uma das áreas: audiovisual, cineclubismo, radiodifusão ou cultura digital;
g) Ser liderança da juventude nas comunidades onde atua;
h) Os inscritos devem participar do processo de elaboração do projeto que será apresentado ao Ministério da Cultura.

2. Das Bolsas:
a) Serão selecionados quatro (4) jovens;
b) Cada bolsista receberá o valor de R$4.560,00 (quatro mil e quinhentos e sessenta reais), divididos em doze parcelas mensais;
c) As bolsas estão condicionadas a aprovação do projeto pelo Ministério da Cultura.

3. Da Inscrição:
As inscrições para esse edital devem der realizadas na sede da TV OVO, Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, na Casa de Cultura, Praça Saldanha Marinho, s/n°, no período de 16 a 23 de outubro de 2009, com a apresentação dos seguintes documentos:
a) Formulário de Cadastro preenchido;
b) Cópia da Carteira de Identidade;
c) Cópia de CPF;
d) Comprovante de residência;
e) Comprovante de escolaridade (histórico escolar ou atestado de frequência);
f) Memorial do Jovem, impresso, contendo o histórico de seu protagonismo juvenil, em que eixo ou eixos atua, de que forma atua, se trabalha a transversalidade entre as ações, descrição do trabalho no Ponto de Cultura e qual a relação desse trabalho com a comunidade.

Denise M. C. Copetti
Coordenadora do Ponto de Cultura Espelho da Comunidade
(55) 3026-3039 ou 8138-3421

inclusão musical


Reportagem produzida pela TV OVO, Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, para o Jornal Futura, Canal Futura.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

banho de água fria na cultura

(santa maria, rs)

A Defesa Civil entregou, na noite de ontem, um laudo à prefeitura mandando interditar a Casa de Cultura a partir de hoje. O primeiro andar ficou todo alagado ontem. O laudo apontou que o gesso do teto do prédio, que fica na Praça Saldanha Marinho, apresenta grande risco de cair.

Defesa Civil considera arriscado manter fluxo de pessoas no local e proibiu o uso do prédio, que sedia 10 associações. O risco de transformar a Casa de Cultura de Santa Maria no palco de uma tragédia fez com que a Defesa Civil decidisse interditar o prédio. O laudo do engenheiro civil da entidade, Júlio Uminski, previsto para ser entregue à prefeitura na noite de ontem, deve ser entregue hoje de manhã.

Questões de segurança: depois da chuva dos últimos dias, o piso superior ficou totalmente alagado. Era tanta água acumulada que o piso que ligava salas de diversas associações da cidade mais parecia um grande açude a ser atravessado por quem trabalhava ou precisava dos serviços oferecidos no prédio, que fica na Praça Saldanha Marinho. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Cladimir Nascimento, há risco de queda do gesso do teto da Casa de Cultura nos dois andares do prédio. Por isso, interditar só o andar superior, como queria a Secretaria de Cultura, não acabaria com o risco de acidentes.

– Sei que isso vai trazer um transtorno. Porém, é preferível uma medida drástica do que ser responsabilizado por algo muito mais grave depois. Ninguém sabe se a água acumulada não vai fazer com que o teto do andar térreo desabe. Todo o corredor tem teto de gesso, e ele pode começar a despencar – explica Nascimento.

Ontem de manhã, o secretário de Cultura, João Luiz de Oliveira Roth, visitou o prédio. Ele recomendou a retirada de todas as associações que ficam no primeiro andar e a passagem delas para o piso térreo. Associações como a dos Cegos e Deficientes Visuais (ACDV), o Núcleo de Quadrinhistas, o Conselho Municipal de Cultura e a TV OVO teriam espaço em salas improvisadas do andar debaixo. Já os ensaios de grupos teatrais teriam de ser realojados em outros espaços.

Roth apontava a gare como um dos pontos onde isso poderia acontecer. Com a interdição total da Casa de Cultura, a prefeitura terá de resolver hoje como ficará a situação das associações até que seja feito um conserto no telhado para garantir que não haja mais infiltrações no prédio.

Emenda – Segundo Roth, a prefeitura está tentando realocar recursos para fazer a obra. Uma possibilidade seria usar uma emenda de mais de R$ 100 mil, do deputado federal Paulo Pimenta (PT), que havia sido destinada para a fiação elétrica do prédio, para fazer a obra do telhado. Para que isso seja possível, é preciso a autorização do Ministério da Cultura.

– Nossa intenção é que a obra seja feita ainda este ano – afirma Roth.

Para o coordenador de produção da TV OVO, Marcos Borba, a notícia da interdição chegou com tristeza. Há pouco, haviam sido inauguradas melhorias na área destinada aos projetos da TV comunitária.
– Fizemos toda a rede elétrica nova, para não sobrecarregarmos a do prédio. Na nossa sala não chove, mas para chegarmos a ela é preciso passar pelo corredor alagado. Por isso, entendemos a dificuldade da situação e que ela é emergencial. Assim, concordamos em ocupar outro espaço temporariamente – afirma Borba.

reportagem: marilice.daronco@diariosm.com.br
fotos: claudio vaz
Jornal Diário de Santa Maria, Quarta-feira, 7/10/2009, Edição 2.273, Capa e p. 10

terça-feira, 6 de outubro de 2009

maracatu nação raízes de pai adão

Durante a I Conferência Livre de Comunicação para Cultura, realizada em Chã Grande, PE o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão de Recife marcou presença.







segunda-feira, 5 de outubro de 2009

I conferência livre de comunicação para cultura

Tendo como base a Comunicação como Direito, evento discute e propõe diversas ações para o setor.

Soberania, liberdade de expressão, inclusão cultural e digital, diversidade e identidade culturais, sustentabilidade das cadeias produtivas e economia criativa, e muitos outros tópicos foram discutidos durante a I Conferência de Comunicação para a Cultura realizada em Chã Grande (PE), nos dias 24 a 27 de setembro.

Os debates e Grupos de Trabalhos (GTs) giraram em quatro eixos temáticos: Audiovisual, Cultura Digital, Comunicação e Redes de Comunicação para a Cultura.

Os documentos produzidos serão levados para discussão na I Conferência Nacional de Comunicação que acontece em dezembro de 2009 e para a II Conferência Nacional de Cultura que acontece em março de 2010.